• SEG Consultoria

𝐂í𝐫𝐜𝐮𝐥𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨𝐥𝐞 𝐝𝐞 𝐐𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞

Já ouviu falar dos grupos de colaboradores que são capacitados dentro da empresa para resolver problemas?

Os 𝐂í𝐫𝐜𝐮𝐥𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨𝐥𝐞 𝐝𝐞 𝐐𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 (CCQ) são formados por pequenos grupos de colaboradores e têm o objetivo de propor mudanças, melhorias ou soluções para problemas encontrados na produção. Esses colaboradores geralmente pertencem ao mesmo nível operacional e também estão em níveis mais próximos à linha de produção. Preferencialmente, devem ser formados por grupos de 3 a 7 pessoas. Os CCQs tiveram origem no Japão pós-guerra, em 1962, e estão relacionados à necessidade de retomada da economia japonesa. Um ano depois, a técnica cruzou as fronteiras orientais e começou a ser utilizada em outros países.

No Brasil, organizações como Johnson & Johnson, Volkswagen e Embraer começaram a utilizar os Círculos de Controle da Qualidade em 1971. Entretanto, somente com a popularização do conceito de Controle Total de Qualidade (TQC), em 1990, os CCQs foram realmente consolidados nas rotinas das empresas brasileiras.

Os CCQs são uma forma focada e direcionada de resolver problemas da produção. Da mesma forma, também são uma poderosa ferramenta de melhoria contínua, isso acontece porque, por meio das reuniões do círculo, é possível implantar uma rotina de análises consistente, voltada exclusivamente para o resultado do trabalho nas empresas.

Agende conosco treinamento para capacitar sua equipe nesta metodologia mundialmente conhecida e utilizada por várias empresas multinacionais.


Conheça nossos produtos!