• SEG Consultoria

Gestão de Custos - Margem de Contribuição

Muitas empresas têm dificuldade em saber de maneira confiável qual a margem de contribuição de um produto em específico ou da empresa como um todo. Esse problema acontece em função de alguns fatores, tais como:  Falta de profissional com conhecimento sobre margem de contribuição;  Falta de um sistema adequado para realidade da empresa ou controles gerenciais;  Falta de consciência da importância da análise de margem de contribuição por parte dos gestores.

A falta de informação sobre a margem de contribuição, de maneira confiável, pode acarretar decisões erradas em relação a compra e precificação de produtos (definição de preços suficientes e competitivos com o mercado para cobrir gastos como custo de mercadoria, impostos, taxas de cartão, comissões, fretes e outros por vezes não considerados).

A análise consiste em avaliar os preços e gastos variáveis para identificar a margem de contribuição, verificando quais produtos estão melhor contribuindo para a lucratividade e quais estão minando os lucros da empresa. A partir dessa análise, decisões importantes podem ser tomadas, tais como:  Produtos que devem ser priorizados;  Produtos que devem ser eliminados;  Gastos que podem ser evitados;  Preços que precisam ser reajustados;  Outras decisões que envolvem os elementos preço e gastos variáveis.

Para saber mais entre em contato conosco! Segconsultoriadegestao@gmail.com