• SEG Consultoria

Metas inteligentes ajudam a melhorar os resultados da sua empresa!

Já ouvir falar que se você acordou e não tem metas para hoje é melhor voltar a dormir?

As metas têm o propósito de melhoria contínua, quando se atinge uma meta outra deve ser estabelecida no lugar, assim a evolução acontece incessantemente.

As metas desdobradas e específicas têm o papel de traduzir o planejamento estratégico em ações operacionais.

É simples, após a empresa montar o planejamento estratégico e através do BSC (Balanced Scorecard) definir objetivos dentro das 4 perspectivas, chegou a hora de desdobrar essas metas para as lideranças e cargos estratégicos, descendo todos os níveis hierárquicos possíveis.

Algo muito importante a ser considerado é a correlação das metas! Cada colaborador atendendo sua meta significa ter a empresa mais perto dos objetivos definidos no planejamento estratégico.

Vale ressaltar que uma meta deve conter 3 elementos:

1) Objetivo – O que se deseja alcançar? O que deve ser melhorado? O objetivo deve estar correlacionado com o planejamento estratégico da empresa, CUIDADO COM METAS CONFLITANTES.

2) Valor – Para cada meta deve-se estabelecer o valor a ser alcançado, seja por dia, semana ou mês.

3) Prazo – É preciso definir uma data para quando essa meta deve ser atendida, pode ser diária, semanal, mensal ou anual.

Ex. veja abaixo as metas de um vendedor:



Todo dia, semana, mês ou ano vamos avaliar se o vendedor atendeu cada meta.

A meta do ano é batida mês a mês, a meta do mês é batida dia a dia, ou seja a gestão diária das metas faz toda a diferença para o alcance dos objetivos da empresa.

Com a ferramenta SMART-A é possível definir metas claras, inteligentes e possíveis de serem alcançadas.

SSpecific: Quer dizer “Específica”, ou seja, uma meta deve ser específica naquilo que se quer. Por exemplo, se o objetivo é aumentar vendas, o gestor deve ser prático e especificar se este aumento deve ser de 20%, 30% ou 40% em um período de 12 meses. O importante é ser extremamente direto.

MMeasurable: Atribui-se a “Mensurável”. O que nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração. Este indicador irá contribuir para a organização atingir a meta traçada. No exemplo do aumento nas vendas, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os 12 meses em cima dos produtos e serviços.

AAchievable: Que significa “Atingível” e quer dizer aquilo que é alcançável. Obter resultados incríveis é o que todos querem, porém o gestor deve ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. Vale lembrar que uma meta em vendas, por exemplo, leva tempo e dedicação. Alcançar uma evolução de 100% em cinco meses, por exemplo, pode ser complicado para as equipes e para a empresa. Portanto, verifique se as metas traçadas são realmente alcançáveis, caso não sejam, veja quais metas podem ser estabelecidas seguindo o critério das metas SMART-A.

RRelevant: Corresponde a “Relevante”, o que permite entender que as metas precisam ser importantes para a organização. Não é interessante criar metas que não façam sentido para as equipes e que não vão gerar resultados positivos, elas devem ser desenvolvidas para que se alcancem os objetivos da empresa.

TTime: “Tempo” ou “Temporal”. Pensando nisso, fica claro que para toda meta é preciso determinar um período para que seja cumprida. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, tendo em vista que ela não seria levada a sério da forma como deveria.

AAcordada: Significa que a meta precisa ser consentida com o responsável em alcançá-la. O objetivo é não “empurrar goela à baixo”. Mostre a importância e promova o engajamento da equipe através do acordo, uma meta construída por várias mãos é mais provável de ser alcançada do que uma que é imposta sem muitas informações.


Gostou do assunto? Achou interessante? Compartilhe nos comentários sua experiência e sua opinião a respeito de metas, aproveite ainda para nos contar quais são as metas que você já atingiu em sua empresa e as que ainda serão alcançadas, ficarei feliz em responder!


Como podemos te ajudar? Consultoria ou Treinamento?

Entre em contato e saiba mais sobre estas ferramentas de gestão!

segconsultoriadegestao@gmail.com