• SEG Consultoria

Você conhece com profundidade o seu negócio?

Conhecer a empresa como um todo e de maneira específica é fundamental para se ter o tão desejado sucesso, isso significa: ter em mãos os números e resultados, desempenho de cada colaborador, performance dos processos e eficiência/eficácia de cada departamento.


Certa vez eu tive uma experiência interessante. Durante uma auditoria de gestão eu precisava entrevistar os colaboradores do processo para identificar como estava sendo a utilização de uma ferramenta de gestão, fiz a seguinte pergunta a um colaborador – Como você sabe se está fazendo certo ou errado essa tarefa que está fazendo agora? Ele respondeu – Simples, quando eu erro o meu líder vem aqui falar comigo, pra chamar minha atenção e me mostrar o que eu fiz de errado, sendo assim eu entendo que quando ele não vem aqui é por que eu estou acertando, quando eu acerto ninguém fala nada pra mim. Naquele momento percebi que o líder só agia quando as coisas estavam ruins, ele não fazia uma gestão preventiva.


Esse problema pode estar acontecendo com você hoje, tomar decisões apenas nos momentos de crise pode não ser suficiente, é preciso conhecer a empresa e os números mesmo nos momentos de sucesso, afrouxar as rédeas quando tudo está bem é o primeiro passo para fazer a empresa começar a perder força. Se sua empresa tem bons processos e você considera que o resultado dela hoje já é suficiente, quero te dar um alerta, os concorrentes estão buscando formas de tomar seu espaço, aproveite esse momento de estabilidade na empresa e busque conhecer mais o seu negócio, os pontos fortes e fracos, forças e ameaças. Faça uma gestão preventiva e continue mantendo os excelentes resultados. É como dizem: A vitória de hoje não é garantia de vitória no futuro.


Confira agora 3 dicas que vou te passar para te ajudar a conhecer melhor a sua empresa e manter e melhorar os resultados que você vem conquistando:



1) Estabeleça 𝐈𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐦𝐩𝐞𝐧𝐡𝐨 (KPI) para mensurar os resultados de 100% da sua equipe. Quando você tem em mãos os resultados através de números, fatos e dados você direcionar e apoiar sua equipe da melhor maneira possível, os número vão te dar o norte de onde você deve ir, o que precisa ser resolvido primeiro, vai por mim, o sentimento engana, as vezes você acredita que o problema esta em um ponto ai quando você começa a mensurar e medir percebe que o problema esta em outro ponto, isso acontece muito, não se deixe levar pelo sentimento do processo.


2) Faça 𝐑𝐞𝐮𝐧𝐢õ𝐞𝐬 𝐏𝐞𝐫𝐢ó𝐝𝐢𝐜𝐚𝐬 com as equipes. Não quero dizer aqui a frequência em que essas reuniões devem acontecer, você conhece sua empresa, então veja qual a melhor maneira de fazer dar certo, seja todo dia, uma vez por semana ou mensal. Nestas reuniões você pode verificar os resultados junto com o time, olhar os números sozinho é uma coisa, agora olhar os números com a equipe tem um efeito muito mais poderoso, mostre na reunião os resultados de cada setor, departamento, colaborador, equipe, etc. as pessoas se engajam mais com números que estão expostos, ninguém gosta de fazer um trabalho em que o resultado não vai ser visto ou valorizado, mostrar na reunião e questionar o por que daquele número vai fazer toda a diferença. Tenha um bom ritual de acompanhamento, envolva a equipe na solução dos problemas, você vai se surpreender de como os colaboradores conhecem os processos da empresa, eles sabem onde estão os problemas e tem sugestões de soluções.


3) Implemente na empresa a ferramenta 𝐅𝐞𝐞𝐝𝐛𝐚𝐜𝐤. Oriente o colaborador no que ele deve melhorar, com o feedback você pode mostrar os pontos de melhoria que devem ser trabalhados, no final extraia dele quais as ações que ele precisa fazer para melhorar, com as perguntas certas você pode provocar um novo estado de consciência em seu colaborador, ele pode melhorar muito como pessoa e profissional através do seu feedback. Deixe que ele também diga o que está errado e o que pode ser feito para melhorar.


Deixe seu comentário sobre o que achou das dicas e me conta qual experiência foi marcante para você em sua empresa!